5 Ingredientes Naturais que Contêm SPF

A utilização diária de protector solar é recomendada pela sociedade portuguesa de dermatologia. Infelizmente, os protectores solares “tradicionais” são muito pesados e com aromas desagradáveis.

E se lhe disséssemos que não tem de ser assim?

Neste artigo, vamos-lhe mostrar 5 ingredientes naturais que contêm SPF (abreviatura para “Sun Protection Factor”- o factor de protecção contra o sol, quanto maior for, maior a protecção) a nivéis suficientes para proteger a pele no dia-a-dia, assim como produtos que utilizam estes ingredientes e onde comprá-los.

 

1- Óleo de Coco

É verdade, este fruto que geralmente é associado ao seu saboroso sumo, tem também uma componente bastante forte de protecção contra o sol.

Este ingrediente por si só tem um SPF de 8!

Não lhe parece muito?

Então saiba como é que o SPF é calculado:

Se a sua pele demora 45 minutos a “queimar” quando exposta ao sol, um creme com SPF 8 vai-lhe dar protecção durante 8 vezes esse período. Ou seja, com um simples óleo de coco você estaria protegido do sol durante 8 X 45 = 360 minutos ou 6 horas.

Agora reflicta, você passa mais de 6 horas ao sol por dia?

Então este ingrediente por si só pode ser suficiente.

O nosso creme hidratante facial é um excelente exemplo de um produto fácil de usar, com absorção fácil, com aromas masculinos, e que protege a pele contra o sol e hidrata, adiando o envelhecimento da pele.

óleo de coco protetor solar naturall

2- Azeite

Sim, leu bem. O azeite protege a pele.

Não serve apenas para fazer refogado ou temperar saladas. Há muito que se sabe das várias aplicações deste “ouro líquido”, mas a sua eficácia como protector solar surpreendeu muita gente.

Não acredita?

Então deve ler este estudo conduzido em 2010, em que entre cerca de 20 óleos testados, o azeite foi o que demonstrou ter o factor SPF mais elevado, chegando perto dos 8.

Oléo de Coco, Azeite SPF

Foi tendo em conta esta informação que nós desenvolvemos o nosso creme hidratante para uso diário. E mais uma vez é essa a nossa recomendação.

3- Óleo de sementes de framboesa

Não incluído no estudo mencionado em cima, este é talvez dos mais potentes ingredientes naturais para protecção solar.

Rico em omega 3 e omega 6, este ingrediente é conhecido como o protetor solar da natureza.

Embora ainda não utilizemos este ingrediente, estamos em vias de desenvolver um produto que o contém. Até lá, podemos recomendar simplesmente a sua compra avulsa através da Amazon Espanha.

4- Óleo de sementes de cenoura

Este é mais um dos ingredientes visto como o “holy grail” da protecção solar natural.

Embora não exista um consenso, há quem diga que este ingrediente possa ter até 30 de SPF, sendo uma excelente solução para quem tem uma pele muito clara e passe muito tempo ao sol.

Mais uma vez, recomendamos a sua compra avulsa.

Atenção que o aroma pode não agradar todos os utilizadores, e infelizmente, para homens ainda não encontrámos nenhum produto que nos agrade.

 

5-  Manteiga de Karité

De todos os ingredientes na lista, este é talvez o que oferece a menor protecção.

No entanto, segundo alguns estudos, ainda oferece um factor de SPF de 4.

Este por si só não é suficiente para oferecer a protecção necessária, mas pode ser um bom complemento a outros ingredientes pois tem outros benefícios para a pele e ajuda a melhorar a consistência do produto.

 

E pronto, aqui fica a nossa lista de ingredientes a procurar no seu creme hidratante ou protector solar de uso diário. Aconselhamos sempre a procurar o SPF mais elevado possível, mas até em nivéis baixos a protecção solar faz milagres, conservando a sua pele à medida que vai envelhecendo.