Sabia que o seu After-Shave poderá estar a causar o envelhecimento da sua pele?

A solução mais popular no que toca a after-shaves são sem dúvida as águas de colónia com base de alcóol. Mas sabia que este tipo de produtos acelera o envelhecimento da pele e contribuem para a pele seca?

 

Todos nós gostamos de um bom after-shave. Quem não se lembra daquele cheiro de lavanda da água de cólonia da ach. brito usado por pais e tios? Com o tempo vamo-nos habituando a certos aromas e estes passam a fazer parte da nossa rotina diária.

 

Mas e se lhe disséssemos que estes podem estar a contribuir para o deterioramento da sua pele?

 

Existem dois tipos de produtos no que toca a after-shaves. Os que utilizam alcóol, e os que não o utilizam, substituindo frequentemente com produtos naturais com a mesma eficácia mas com menos prejuizo para a sua pele. Serve então este artigo para o convencer a trocar a sua água de cólonia, por um after shave sem alcóol, chamado em inglês como After-shave balm.

Mas antes de mais:

Porque é que os after-shaves com alcóol são maus para a pele?

Sim, sim, nós também detestamos esta nova tendência de nomear tudo aquilo que sabe bem como mau para nós. Mas a verdade é que ás vezes há substitutos à altura que sabem tão bem como o original. Infelizmente este não é o caso para carne e whiskey, mas para produtos barbear, já começa a ser.

E as vantagens, não existem?!

Sinceramente, são poucas. As qualidades anti-sépticas são frequentemente usadas como desculpa para usar alcóol na pele, mas a verdade é que estas também se encontram em outros ingredientes naturais.

Há uma pequena excepção no caso de homens com a pele extremamente oleosa: Ai sim, o alcóol pode funcionar como “secador” da pele, sendo rápido e eficaz. No entanto, este é um caso extremo que provavelmente afecta uma percentagem muito pequena da população.

Aloe vera in post shave balm

Porque é que as alternativas são melhores?

Em primeiro lugar porque não são tão agressivas em termos da sensação imediata. Apesar de haver vários adeptos desta sensação, ela não é nada boa para a pele. Ingredientes alternativos como o Aloe Vera, Hamamélide, e até o nosso conhecido azeite têm também propriedades anti-sépticas e calmantes, reparando assim com facilidade o trauma causado à pele após fazer a barba.

Em baixo ficam alguns exemplos de ingredientes a procurar:

 

  • Olea europaea (Olive oil): Fights bacteria and moisturises
  • Ribes nigrum (Blackcurrant extract): Skin smoothing
  • Aloe Vera: Anti-septic and anti-inflammatory
  • Allantoin: Anti-inflammatory and moisturising
  • Prunus armeniaca (Apricot kernel oil): Anti-ageing and moisturising
  • Shea Butter: Smoothing and Anti-inflammatory
  • Witch Hazel: Anti-septic and anti-inflammatory

Como usar um After Shave Balm

Basicamente quase da mesma maneira que se usa um after-shave normal. Lave a cara, faça a barba, lave a cara outra vez com água moderadamente fria e aplique o creme ou gel até dissolver na pele.

Este video, embora em inglês, explica em mais detalhe os passos necessários:

E você, já experimentou este tipo de produtos? Então deixe o seu feedback na caixa de comentários!